OBA e OBAFOG 2025 premiam estudantes e destacam escolas públicas
Mais de 1,8 milhão de alunos participaram das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA) e de Foguetes (OBAFOG) em 2025.
Juntas, as competições distribuíram mais de 116 mil medalhas em todo o país, com destaque para o desempenho das escolas públicas, que representaram mais da metade dos premiados.
A OBA é aplicada em prova única, dividida em quatro níveis — do ensino fundamental ao médio — e reúne questões de astronomia e astronáutica.
Já a OBAFOG desafia os alunos a construir e lançar foguetes feitos de materiais simples, como papel, garrafa PET e até bicarbonato de sódio.
Os melhores colocados participam das Jornadas de Foguetes, realizadas em Barra do Piraí (RJ), com oficinas, palestras e lançamentos reais. Além de medalhas e troféus, os vencedores ganham oportunidades de bolsas e vagas em universidades como USP, Unicamp, Unesp, Unifei e UFMS.
Segundo o coordenador das olimpíadas, professor João Canalle, o projeto “tornou o aprendizado empolgante e gratuito, aproximando os jovens da ciência e da pesquisa”.
A OBA é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e conta com apoio do CNPq, MCTI, Força Aérea Brasileira e diversos parceiros.
Entre os embaixadores estão os canais Manual do Mundo, Física Total e AstroBioFísica, que ajudam a inspirar novas gerações de cientistas.
Fonte: Agência Drumond / OBA 2025
Fotos: Divulgação OBA e Clara Sampaio